quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Nicotina versus vontade

Dizia eu que o consumo de tabaco não tinha nenhum pró : redondamente enganada.
Pelos vistos a nicotina sintetizada como medicamento pode ser útil no tratamento de doenças neurológicas ( aquelas com nomes difíceis) como o Alzheimer e a doença de Parkinson ( quem é que não adoraria reduzir os malfadados tremeliques) .
O pior é que o vício de fumar tem muito pouco a ver com este efeito terapêutico da nicotina. O vicio social, por assim dizer, é que realmente é difícil de ultrapassar. Aí só mesmo a força de vontade, parece ter algum efeito positivo.
O que nos leva de novo a:

tabaco1-0

No entanto podemos sempre tentar reduzir a dependência física ( inútil a meu ver, uma vez que a nicotina metaboliza muito rapidamente: daí a vontade de fumar se repetir inúmeras vezes no mesmo dia). Para isso existem substitutos ( vários) como por exemplo os adesivos:

* Colam-se no corpo e produzem efeito durante as 24h. O pior é que podem irritar a pele ( nunca, mas nunca dormir com eles)

A sério: pergunto-me muitas vezes onde é que eu estou com a cabeça, para me dar esta ideia de deixar de fumar: o que eu dava por um cigarrinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixa alguma coisa para a caixa