quinta-feira, 21 de julho de 2011

Regras, excessos e liberdades

Nem todos gostam de regras. Suponho que, a maioria considera o excesso de regras como um atentado à liberdade. No entanto as regras existem, na maioria das vezes para proteger as liberdades daqueles que, por qualquer motivo, não conseguem defender-se dos excessos alheios.
A nossa sociedade foi construída com base em regras, mas qual de nós não se excedeu já, por algumas vezes, contornando ou ignorando as regras determinadas? Ou por descuido, ou por simples facilitismo ou só por não concordar com elas.
Quantas vezes, devido a esses actos excessivos ou desregrados não atropelámos as liberdades alheias? Muitas vezes sem consequências, outras vezes com algum tipo de prejuízo para alguém.
Diz-se que a excepção é a confirmação da regra ou que as regras foram feitas para serem quebradas.Convenhamos, o português adora infringir qualquer pequena regra, desde que a considere sem sentido prático evidente. E excusam de dizer que não! O trânsito é disso o exemplo mais comum, assim como os atropelos a qualquer tipo de fila de espera, ou até o ignorar das prioridades a conceder aos idosos e ás gravidas. Adoramos olhar para o lado e assobiar, fingindo nada saber.
Pergunto-me muitas vezes se o estado a que chegámos não é de facto um reflexo deste ignorar das regras de boa conduta que permitem proteger as liberdades. Agora assim nos encontramos, à mercê das regras alheias. Porque não conseguimos ou não quisemos exigir a quem tinha o direito e o dever de as delimitar e as fazer cumprir.
Não sou a favor de excessos nem de limitações mas sou a favor de uma vida melhor para todos, em liberdade e para isso é necessário que existam regras.

E isto tudo porque levei uma multa de mau estacionamento e pela primeira vez na vida percebi que por mais voltas que queiramos dar às coisas , não podemos ter sempre razão. O melhor, nos dias que correm, para os nossos euros não correrem para os cofres do estado, é cumprir com as regras e exigir aos outros que também as cumpram. Por muito que isso nos possa custar! @#&//,,$&#&

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixa alguma coisa para a caixa